Entenda como funciona a Perícia Judicial.

  Pericia judicial é a forma de produção de prova por parte de um profissional que tem a indicação de um juiz, no caso o Perito Judicial é o profissional possuidor de diploma de grau superior ou provido de conhecimento técnico e científico, na precisa expressão do chamado ”notório saber”, legalmente habilitado ou munido de parecer de suficiência emitido por entidade de reconhecimento público, dentro do território nacional, nomeado pelo Juízo para atuar em processo judicial que tramite em Varas e Tribunais de Justiça Regionais, Estaduais e Federais, com a finalidade de pesquisar e informar a verdade sobre as questões propostas, através de laudos.

  Normalmente é solicitada uma perícia judicial no imóvel que precisa de parecer técnico para uma ação, embargo, tramite e transferência entre vivos ou até mesmo nos casos que se precisa averiguar as condições do imóvel envolvido para pagaentos de multas e ou impostos ou ainda o recebimento de uma dívida ou herança.

  Este trabalho é desenvolvido junto ao perito que possuí as condições de executar a o trabalho solicitado que no caso da Dilson Rosa está apta a desenvolver tal função pois possuí todos os requisitos citados abaixo como descreve o Código de Processo Civil.

  O Código de Processo Civil (CPC), em seu Art. 145 e seus parágrafos, define claramente o perfil exigido para a função pericial.

  “Art.145 – Quando a prova do fato depender de conhecimento técnico e cientifico o Juiz será assistido por perito, segundo o disposto no Art. 421.

  $ 1º Os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de classe competente.

  $ 2º Os peritos comprovarão sua especialidade na matéria sobre que deverão opinar mediante certidão do órgão profissional em que estiverem inscritos”

  O perito é chamado pela Justiça para dar pareceres técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O parecer técnico é dado através de um Laudo escrito, que será assinado pessoalmente pelo perito. O Laudo passa aser uma das peças que compõem um processo judicial.

  O trabalho é remunerado, e em alguns casos cabe adiantamento de honorários


Entre em Contato e Esclareça as Suas Dúvidas.

  Se deseja obter um laudo pericial dentro do mercado de imóveis de Curitiba entre em contato conosco através do botão abaixo. Rapidamente entraremos em contato.

Fale Conosco